Pular para o conteúdo principal
Search

Anglo American abre 90 vagas para cursos de qualificação profissional em parceria com Senai

18 mai 2017

Inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 24 de maio

Soldador - Cursos Senai

Visando capacitar a mão de obra local para trabalhar na indústria da mineração, a Anglo American está oferecendo 90 vagas para os cursos de Eletricista de Planta e Mina, Soldador e Mecânico de Equipamentos e Planta, que serão realizados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Conceição do Mato Dentro (MG). Podem se candidatar moradores de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Serro. As inscrições vão até 24 de maio.

 

Cada curso tem 30 vagas disponíveis e a seleção dos candidatos será feita por meio de provas, testes psicológicos e entrevistas. O resultado será divulgado no dia 21 de junho e as aulas terão início em 17 de julho, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30.

 

Por meio do Programa de Capacitação de Mão de Obra Local, mais de 500 alunos já se formaram em diversos cursos a partir da parceria da Anglo American com o Senai. Do total de formados, 447 profissionais foram contratados pela companhia. A capacitação é uma oportunidade para que os moradores da região se qualifiquem para o mercado de trabalho e para futuras vagas na Anglo American, que poderá absorvê-los em seu quadro de empregados.

 

Atualmente, a Anglo American está em processo de licenciamento ambiental da Etapa 3 do Sistema Minas-Rio, que permitirá que a empresa alcance a produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Na nova fase, serão 800 novos postos de trabalho no pico das obras e outras 100 novas vagas na etapa de operação. A qualificação da mão de obra local e a oferta de novas oportunidades de emprego poderão contribuir, ainda, para a movimentação da economia da região.

 

SERVIÇO

Período de inscrições: 15 a 24 de maio

Local e horário das inscrições: Senai de Conceição do Mato Dentro (Rua São Francisco, 501 – Bairro Bandeirinha), das 8h às 20h.

Pré-requisitos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Morar em Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim ou Serro;
  • Ensino Médio completo ou em curso, com conclusão prevista para junho de 2017.
  • Ter disponibilidade para estudar à noite.

 

Documentos necessários para fazer a inscrição:

  • Diploma ou histórico escolar comprovando a escolaridade mínima exigida;
  • Comprovante de residência dos três últimos meses em nome do candidato, do cônjuge ou dos pais. No caso de estar em nome do cônjuge, o candidato deverá também apresentar a certidão de casamento ou declaração de união estável registrada em cartório.

 

Saiba mais sobre o que fazem os profissionais dos cursos ofertados:

 

  • Eletricista de Planta e Mina - É o profissional responsável por executar manutenção elétrica, preventiva e corretiva mantendo máquinas, equipamentos, motores, painéis, rede elétrica, aparelhos e instalações em perfeitas condições de funcionamento, atendendo aos padrões e condições de qualidade e segurança. Entre as suas tarefas estão: diagnosticar defeitos e panes, por meio de esquemas, desenhos, análise e avaliação técnica, bem como, desmontar, recuperar, montar, testar e substituir componentes. Executar novas instalações elétricas e realizar os devidos reparos em redes já existentes também estão entre as atividades.

     

  • Soldador – soldar peças ou estruturas de máquinas ou equipamentos, com o objetivo de recuperá-las para o funcionamento adequado fazem parte do dia-a-dia do soldador. Ele é responsável por preparar equipamentos, acessórios, consumíveis de soldagem e peças a serem utilizadas no processo. Realiza também análises e interpretações de desenhos técnicos, manuais e especificações. Efetua testes de ensaios de trinca em peças metálicas e inspeção de solda em estruturas, bases metálicas e suportes de tubulação. Avalia tecnicamente serviços de solda, inspecionando, verificando particularidades e definindo sequências de operações a serem executadas.

     

  • Mecânico de Equipamentos e Planta – É o profissional responsável por executar as atividades de manutenção mecânica preventiva e corretiva em máquinas, equipamentos, estruturas, componentes ou acessórios. Faz desmontagem, reparo nos defeitos e executa a devida substituição das peças danificadas, realiza os testes que garante a regulagem e operação dos mesmos. Faz pinturas em peças e equipamentos reparados. É também responsável por fazer análise e coleta de óleo das máquinas ou equipamentos das estações de superfície, lubrificando-os, sempre conferindo os níveis especificados, garantindo a devida operação.
loading...
Real Mining. Real People. Real Difference.