Pular para o conteúdo principal
Search

Parcerias para o desenvolvimento econômico são focos para Anglo American em Barro Alto e Niquelândia

13 abr 2017

Objetivo é contribuir para que as comunidades se preparem economicamente para o futuro

Fórum de Desenvolvimento Econômico

Fortalecer as comunidades e contribuir para prepara-las economicamente para o futuro. Impulsionada por este propósito, a Anglo American propôs e participou da criação do Fórum de Desenvolvimento Econômico da cidade de Barro Alto, em Goiás, uma iniciativa conjunta com o governo municipal que visa gerar engajamento com a comunidade e fortalecer a economia local. O mesmo processo foi adotado na cidade de Niquelândia (GO), no final de 2016, sob o nome de Arranjo de Desenvolvimento Econômico.

O processo teve início em 2015, quando a Anglo American e a organização não-governamental Agenda Pública trabalharam na identificação dos atores locais do desenvolvimento, no levantamento de indicadores e na criação de comitês em cada comunidade de Niquelândia e Barro Alto (GO). A partir de então, foram realizados cursos  sobre políticas de desenvolvimento econômico, atração e captação de investimentos para lideranças políticas, setores empresariais, servidores públicos e entidades da sociedade civil.

Já em 2016, poder público, comunidade, a Anglo American e a ONG Agenda Pública trabalharam em conjunto para elaboração de uma estratégia para planejamento  e execução de ações que vão garantir a continuidade econômica dos municípios a médio e a longo prazo. Assim, o Fórum e o Arranjo para o Desenvolvimento Econômico foram os instrumentos criados para fazer com que  essa estratégia se desenvolva.

O Fórum e o Arranjo de Desenvolvimento Econômico estão alinhados com o Anglo American Social Way, política global de desenvolvimento socioeconômico da companhia. Um dos principais pilares dessa política é proporcionar uma contribuição duradoura e positiva para os países e comunidades onde a Anglo American opera, para que o desenvolvimento local aconteça. “O fortalecimento da gestão pública traz benefícios para todos: governantes, comunidade, empresas locais e para a própria Anglo American.”, reforça Liomar Vidal, coordenador de Gestão Social da Anglo American.

loading...
Real Mining. Real People. Real Difference.