Pular para o conteúdo principal
Search

Gestão responsável da água é compromisso para a Anglo American

22 mar 2017

Companhia está aprimorando a gestão de recursos hídricos a partir do trabalho em conjunto com o Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM)

A Anglo American participou de um projeto-piloto para padronização e disseminação das melhores práticas na gestão de recursos hídricos, realizado pelo Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM).

 

A partir do trabalho desenvolvido no Minas-Rio, que contou com a implementação de uma metodologia criada pelo próprio Conselho, análise, diagnóstico e execução dos resultados, foi formulado um guia prático de gestão de água captada para as indústrias de mineração e metalurgia. O documento tornou-se modelo para todo o Grupo Anglo American, para que suas operações atuem de forma ainda mais eficiente no uso da água em seus processos.

 

“Com base em fundamentos técnicos, estamos focados em aprimorar nossos processos para garantir um uso cada vez mais responsável deste recurso”, afirma o diretor de Saúde, Segurança e Desenvolvimento Sustentável da Anglo American, Aldo Souza.

 

No Minas-Rio, a reutilização de água na operação é de 63%, provenientes de reuso via barragem e planta de filtragem, uma taxa considerada alta quando comparada com os índices de reutilização no setor de mineração. Em parceria com donos das propriedades ao redor do empreendimento, a empresa investe, ainda, na revegetação, de um território de 27 hectares com cerca 50 nascentes das bacias do Rio do Peixe do Rio Santo Antônio. A recuperação das nascentes contribuirá, a longo prazo, para melhoria da quantidade e qualidade dos recursos hídricos destas bacias.

 

Já nas operações de Níquel, o reaproveitamento de água é de cerca de 80% na operação de Codemin, em Niquelândia (GO), e 85% em Barro Alto (GO). Nas operações nestas cidades, a água é utilizada principalmente para o resfriamento dos fornos e granulação de metal e escória, processos metalúrgicos que não geram contaminação desse recurso e que não lançam efluentes. A água é lançada em um reservatório e, em seguida, recirculada.

 

Já na planta industrial de Barro Alto, um reservatório de resfriamento e recirculação de água com capacidade de 1,8 milhão de metros cúbicos é usado para armazenamento, com um sistema especial de impermeabilização que evita perdas por infiltração no solo. Em 2016, mais de 6 milhões de metros cúbicos de água foram recirculados na planta industrial. Nesta planta, toda água de chuva também é direcionada para um reservatório, diminuindo o volume da captação.

 

Recentemente, a Anglo American implementou melhorias que permitiram uma redução de 30% no consumo hídrico de Barro Alto, gerando uma economia de mais de R$ 850 mil por ano, além do benefício ambiental. A equipe operacional instalou placas de orifício na tubulação dos fornos elétricos, diminuindo consideravelmente a vazão de água.

loading...
Real Mining. Real People. Real Difference.