Pular para o conteúdo principal
Search

Gestão responsável da água é compromisso da Anglo American

27 mar 2017

Percentual de reaproveitamento de recursos hídricos em Barro Alto e Niquelândia (GO) chega à casa dos 80%

Anglo American - Níquel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A destinação e o reaproveitamento de recursos hídricos é uma preocupação mundial. Por isso, a Anglo American busca reduzir o consumo e reaproveitar a água em suas atividades de mineração. Nas operações da empresa em Goiás, o reaproveitamento de água é de cerca de 80% na planta de Codemin, em Niquelândia (GO), e 85% em Barro Alto (GO).

Para a produção deste minério, a água é utilizada principalmente para o resfriamento dos fornos e granulação de metal e escória, processos metalúrgicos que não geram contaminação desse recurso e que não lançam efluentes. A água é lançada em um reservatório e, em seguida, recirculada.

Na planta industrial de Barro Alto, um reservatório de resfriamento e recirculação de água com capacidade de 1,8 milhão de metros cúbicos é usado para armazenamento, com um sistema especial de impermeabilização que evita perdas por infiltração no solo. Em 2016, mais de 6 milhões de metros cúbicos de água foram recirculados na planta industrial. Nesta planta, toda água de chuva também é direcionada para um reservatório, diminuindo o volume da captação.

Recentemente, a Anglo American implementou melhorias que permitiram uma redução de 30% no consumo hídrico de Barro Alto, gerando uma economia de mais de R$ 850 mil por ano, além do benefício ambiental. A equipe operacional instalou placas de orifício na tubulação dos fornos elétricos, diminuindo consideravelmente a vazão de água.

loading...
Real Mining. Real People. Real Difference.