Pular para o conteúdo principal
Search

Incentivamos ações para a preservação e revegetação da flora nas regiões onde operamos

Meio Ambiente

O clima muda, tudo muda

A mudança climática está transformando nossa indústria. Deparamo-nos com a evolução da procura por nossos produtos, com o aumento dos custos de energia e novos desafios e oportunidades ambientais. Nas regiões de alto risco, as mudanças climáticas também podem ter um impacto significativo sobre nossas operações e sobre as comunidades onde atuamos.

Por isso, a mineração será diferente no futuro. Nossa visão é construir minas de alta eficiência e baixo teor de Carbono (se não neutras em Carbono) até 2030.

Nós já começamos, com uma estratégia de mudança climática em 10 anos que foca em operar de forma mais eficiente, aplicar tecnologia e fazer parcerias com nossas partes interessadas.

  • 7% = nossa economia de consumo de energia em 2015.
  • 100 milhões de dólares = dinheiro economizado em 2015 através das nossas iniciativas de economia de energia.

REABILITAÇÃO

Nosso objetivo é reabilitar o máximo possível as terras utilizadas durante a vida operacional de uma mina. Isso geralmente resulta em um melhor resultado de recuperação, reduz os custos no longo prazo e reduz nossos passivos de fechamento de mina. Também estamos empenhados em garantir o sucesso econômico nas áreas onde atuamos. Por isso, quando já não estivermos extraindo, as comunidades podem continuar a prosperar.

Nosso Environment Way [PDF Vol 1] delineia nosso padrão de desempenho para a reabilitação. A partir de uma avaliação baseada no risco de alternativas de recuperação, para avaliar os riscos de nossas atividades, pretendemos trabalhar com todas as partes interessadas no processo.

O que significa ser responsável pela terra

Qualquer atividade em terra irá alterá-la: a mineração, por exemplo, extrai os metais e minerais de onde estão localizados, abaixo da terra, para tornar a vida cotidiana possível.

No entanto, mesmo que as minas possam operar por muitas décadas, uma mina é temporária e, ao final, será fechada. Nossa visão ambiental é a de minimizar o risco para o meio ambiente ao projetar, operar e concluir todas as nossas operações de uma maneira ambientalmente responsável, guiados pela nosso Environment Way [PDF Vol 1].

Também usamos a tecnologia e o trabalho com parceiros para entender melhor os riscos à biodiversidade e implementar melhores estratégias de gestão prática.

Além dos aspectos ambientais de ser responsável pela terra, também visamos deixar um legado autossuficiente e autossustentável para as comunidades, através de um desenvolvimento socioeconômico que satisfaça as necessidades das pessoas que vivem perto das operações. Veja mais abaixo nesta página para saber mais sobre nossa atuação para o desenvolvimento socioeconômico.

Água: uma oportunidade real

A água é um dos insumos para nossas operações. Cuidar da água é um grande desafio  e uma chance de fazer a diferença. A gestão cuidadosa e responsável da água é um dos princípios que norteiam nossa utilização desse importante recurso natural.

Estamos utilizando menos água nas nossas operações, recirculando e tratando a água que usamos.

  • 16% = A quantidade de água que estamos economizando em nosso uso previsto para 2014. Isto bate a meta de 14% a que nos propusemos em 2011.
  • 36 milhões de m³ = O volume de água que economizamos em 2014
  • 30 = número de grandes projetos que estamos investindo ao redor do mundo para economizar água

Melhores maneiras de lidar com os resíduos e emissões

A mineração cria uma grande quantidade de resíduos minerais, e algumas de nossas operações emitem gás e partículas no ar. Mas, gerenciando cuidadosamente esses subprodutos, podemos prevenir danos à saúde e aos habitats naturais das pessoas, de acordo com o nosso Environment Way.

Estamos descobrindo novas maneiras de reduzir o desperdício, minerando mais de uma vez ou reutilizando. Aplicamos a metodologia de “evitar, reduzir, reutilizar e reciclar” com o objetivo de reduzir ao máximo os impactos sociais e ambientais durante as etapas operacionais e de pós-fechamento de mina. Depois que as oportunidades de redução de resíduos se esgotam, exploramos de maneira ativa a reutilização de subprodutos.

Além da vida útil da mina

Nossas minas criam oportunidades onde quer que estejam. Elas podem operar por décadas — mas, eventualmente, a mineração vai chegar ao fim.

Usamos nossa Caixa de Ferramentas para Fechamento de Mina para planejar muito além da vida de uma mina. Nossa abordagem foca em todas as fases da vida útil de uma mina, garantindo que a forma como atuamos hoje nos coloque na melhor posição para deixar um legado ambiental e socioeconômico positivo para as comunidades.

Lançamos a Caixa de Ferramentas para Fechamento de Mina (CFFM) em 2007. Agora, ela é usada ao longo de nossas operações gerenciadas e também em algumas de nossas operações não-gerenciadas, em parceria com outras empresas de mineração. A ferramenta reforça o nosso desejo de melhorar as relações e o engajamento da comunidade. Alguns dos benefícios mais imediatos da nossa atual CFFM podem ser passivos menores após o encerramento das atividades, menores custos de recuperação e investimentos e engajamentos sociais efetivos.

Nossa atual CFFM visa melhorar ainda mais a qualidade do nosso planejamento de encerramento e está disponível publicamente para download.

Relatórios de Monitoramento Ambiental

No link a seguir, você encontra os dados de monitoramento da qualidade do ar, da água e de ruído ambiental no entorno  da área de operação da mina e da usina de beneficiamento do Minas-Rio. 

Clique aqui para acessá-los

loading...
Real Mining. Real People. Real Difference.